Vitaminas: Você sabe se ingere o necessário?

Vitaminas: Você sabe se ingere o necessário?

Você sabia que o nosso organismo não fabrica vitaminas?
Que só através da dieta equilibrada é que podemos obtê-las?
Por isto, prestar a atenção nos alimentos e verificar nossos índices de vitaminas é tão fundamental para a saúde!
Vamos lá! Saiba mais sobre as vitaminas e sua importância.
Depois, consulte um Nutricionista.
Aqui na iSaúde tem Nutricionista + acessível para você!

As vitaminas são essenciais para a nossa saúde. São substâncias que o nosso organismo não consegue produzir, mas que são necessárias em pequenas quantidades e obtidas através de uma alimentação equilibrada. As vitaminas são essenciais ao nosso organismo, atuando em conjunto com algumas enzimas, controlando atividades das células e diversas funções do corpo. Elas atuam na transformação de energia, mesmo que não sejam fontes.

As principais vitaminas são: A, B, C, D, E e K.

Sabe onde como atuam no nosso organismo?

Melhorando a nossa pele, a oxigenação das células, auxiliando no funcionamento do metabolismo e ajudando nos processos de cura e rejuvenescimento. A carência de vitaminas no organismo é responsável pelo surgimento de doenças. Pesquisas realizadas têm encontrado associações entre o consumo alimentar insuficiente de micronutrientes (cálcio, ferro, zinco, vitaminas A, C, D e E) e a condição de obesidade geral e/ou abdominal da população.

Veja estes exemplos:

  • Vitamina A (Retinol) muito importante para a visão;
  • Vitaminas do complexo B – ajudam no funcionamento normal do sistema nervoso, no tônus muscular, no estômago e no trato intestinal, além de ser benéfica para a pele e cabelo.
  • Vitamina C (Ácido ascórbico) – é a mais conhecida das vitaminas. Está diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares, formação dos glóbulos vermelhos do sangue, além de atuar no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxiliar na facilitação da absorção do ferro.
  • Vitamina D – é fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo e osteoporose.
  • Vitamina K – é importante para uma boa coagulação sanguínea.

O organismo precisa dos micronutrientes para se desenvolver adequadamente, realizar suas funções fisiológicas, preservar a saúde e prevenir doenças. As vitaminas e os minerais podem ser obtidos por meio de uma dieta equilibrada.

Uma pesquisa publicada no Jornal British Journal of Nutrition, que incluiu homens e mulheres de 19 a 50 anos, demonstrou que mais de 75% da população estudada não atingia as recomendações diárias de vitamina A, D, E, e ácido fólico. A conclusão ressalta que a fome oculta não é prevalente apenas entre as populações menos favorecidas, mas permeia também os países desenvolvidos.

Segundo outro artigo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, uma porcentagem alta de crianças e adolescentes não seria capaz de atingir as recomendações diárias de vitaminas e minerais sem a adição desses nutrientes aos alimentos. A DSM (líder mundial em ciências da saúde e da nutrição) e o Sight and Life (uma força-tarefa de nutrição humanitária da DSM) estão liderando a iniciativa “Vitamins in Motion” para evidenciar o importante papel das vitaminas.

Você viu como é importante saber se a sua dieta está equilibrada em vitaminas?

Marque sua consulta com nossa Nutricionista e faça uma avaliação aqui na iSaúde.
Ligue 51 3013 1110 ou WhatsApp 51 99266 1494