Tireoide – Qual a sua importância para o nosso organismo? Quais doenças são associadas a ela?

Tireoide – Qual a sua importância para o nosso organismo? Quais doenças são associadas a ela?

 

O que é a Tireoide?

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço que produz hormônios essenciais para o funcionamento do organismo, em todas as etapas de nossas vidas. Estes hormônios circulam em nosso sangue e “avisam” ao corpo como ele deve funcionar. 

 

Qual a importância da Tireoide para o nosso organismo?

Ela dá o ritmo ao nosso metabolismo, controlando o crescimento do corpo, influenciando as funções do coração, rins, fígado e cérebro, influenciando na fertilidade, ciclo menstrual, emocional, capacidade de concentração, memória e peso.

 

Quais as principais doenças relacionadas à tireoide?

 

Hipotireoidismo – produção insuficiente dos hormônios tireoidianos.

Sintomas: diminuição da memória, cansaço, dores musculares e articulares, sonolência, depressão, dificuldade em perder peso, entre outros.

Hipertireoidismo – produção excessiva dos hormônios.

Sintomas: palpitação, agitação, tremores, pouco sono, cansaço, câimbras, perda de peso, sensação de calor e sudorese, entre outros

Bócio

Sintomas: aumento do tamanho da tireoide de forma lenta e progressiva. Quando a tireoide fica muito aumentada, provoca sensações de falta de ar e engasgos.

Nódulos e Câncer de tireoide

Geralmente, não causam sintomas e não alteram a função da tireoide.

Você viu que a Tireoide impacta diretamente em funções essenciais do nosso organismo. Por isso, ir ao médico e realizar exames periódicos é fundamental para manter a sua saúde equilibrada. Aqui na iSaúde você pode consultar com nossos profissionais da Endocrinologia e realizar seus exames de diagnóstico. 

 

Fontes: 

Portal da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Biblioteca Virtual da Saúde – Atenção Primária em Saúde