Dicas de saúde para as festas de carnaval

Dicas de saúde para as festas de carnaval

Vai curtir o carnaval? Caia na folia sem perder saúde!

Seja num bloco, desfiles ou nas festas com amigos vale brincar e se divertir muito. Só não vale
descuidar da alimentação e hidratação. O bom é não cometer exageros para não ter ressaca ou disfunções alimentares.

Duas dicas “Master”

1- Hidratação: água é a melhor opção para combater exageros nos dias de folia

2- Evite a ressaca e a desidratação alternando, entre uma bebida e outra, a ingestão de bastante água.

Mas temos mais dicas para antes, durante e depois das festas:

ANTES:

– Hidrate-se com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a
3 litros diariamente. Evite ao máximo os refrigerantes, pois possuem baixíssimo poder de
hidratação;

– Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos – pão, macarrão, batata, frutas – para que
tenha bastante energia na hora da festa, não esquecendo de consumir as verduras e os
legumes;

– Evite frituras e alimentos ricos em gorduras; Prefira carnes magras como filé de frango, de
peixe ou peito de peru;

– Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a resistência física e
aguentar o ritmo até o final da festa;

 

DURANTE:

– Hidrate-se a todo o momento! A perda de água através da transpiração é muito intensa e,
junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro;

– O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago
vazio. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água;

– Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, a dica é sempre levar
consigo barrinhas de cereais e beber constantemente sucos de frutas. Assim, também estará
repondo a energia gasta durante a folia.

– Nada de consumir frituras durante a festa. Além de apresentarem um alto teor de gordura,
podem dar a sensação de estômago pesado e moleza;

 

DEPOIS:

Para aqueles que exageraram, este é o dia da ressaca. Para melhorar os sintomas de mal estar,
aí vão algumas dicas preciosas:

– Repousar é essencial. Descanse e relaxe para recarregar as energias para os outros dias de
festa;

– A ingestão de água e suco durante todo o dia vai refletir também no tempo da recuperação.
Por isso, tomar muita água e suco de frutas, mesmo no momento de descanso, é fundamental
para acelerar o processo de recuperação do corpo;

– Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê
preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.

 

IMPORTANTE:

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As
informações disponíveis aqui possuem apenas caráter educativo.

 

FONTE:
Portal do Ministério da Saúde – Créditos: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde